Cho Oyu – Mark from ABC

Blog | No comments

Tashi Delekh, Namaste!

Olá queridos seguidores de nossa expedição Cho Oyu Abril de 2012. Meu nome é Mark Van t ‘Hof, vivo na Holanda. Sim, aquele país minúsculo no Mar do Norte, Europa, sem montanhas (ponto mais alto nível de 320 m. mar!).

Da tenda de jantar em um dia de descanso, sexta-feira 18.05, eu escrevo este email e envio para dizer-lhes que está tudo bem. Aqui no ABC um está arrumando o zíper de seu saco de dormir, eu bebo meu café na mesa de jantar cheia de comida. Atum, queijo, biscoitos, frutas secas, amendoim… tem de tudo aqui! Muitas das expedições que estavam aqui, abandonaram a montanha e estão de volta em Kathmandu. Somos a única expedição aqui!! Segundo os yakpa há rumores de que há uma expedição alemã que estava no Sisha Pangma e está vindo para cá. Vão chegar mais tarde hoje.

Nossos horizontes aumentam muito quando você fala com escaladores do mundo todo. Nesta expedição encontrei com gente de muitas nações: Chile, Espanha, México, Rússia, Suíça, República Checa, e, claro, os nossos sherpas do Nepal e Chimmy, Tashi, do Tibet.

Já é nosso terceiro dia de descanso aqui, depois que descemos do acampamento 2 (7.145 m.) onde dormimos. Para mim é o meu record pessoal de altitude. A vista de lá é incrível: montanhas que pareciam tão grande no ABC (5.700 m) são bem menores desde lá. A vista é realmente impressionante. Nos faz respeitar muito a Natureza. Mas quando eu me viro, há ainda que grande tarefa pela frente para nós: subir para o acampamento 3 (7500 m.) E uma banda de rocha que leva para um acampamentode neve quase plano a 8100m onde fica o cume do Cho Oyu. É como se fosse um chapéu.

Fiquei um pouco triste quando estive nos acampamentos de altitude. Estávamos tão perto do cume! Só a 1400 m verticais. No entanto temos um plano de aclimatação e devemos seguí-lo.

A primeira vez que eu vim para o ABC, parecia um fim de mundo de tão básico que tudo é aqui. Só que agora é um lugar de repouso e luxo pois já estamos aqui há 2 semanas. Eu já tomei banho na barraca-chuveiro 2 vezes a já até lavei todas as minhas roupas. Realmente comparando os acampamentos de altitude com a base-avançada, aqui é um luxo!

Estamos à espera de um dia de cume com menos vento do que agora. A previsão de tempo que o nosso líder pegou diz que o vento está muito alto! Temos alguns dias extras em nosso programa, o que não é um problema. Nós apenas temos que esperar… não é tão fácil quando você consegue ver Cho Oyu o dia todo pois fica querendo subir e não pode!

Então, eu estou terminando agora. A expedição alemã que ouvimos falar acabou de chegar e convidamos eles para beber chá aqui na nossa barraca-refeitório. Eles nos contaram a sua história do Shisha Pangma e trocamos histórias de nossas aventuras ao redor do mundo. O grupo deles tem escaladores da Alemanha, França, Suíça e Áustria. Novas conversas! Nós gostamos! Até mais tarde!

 

cho-oyu--mark-from-abc cho-oyu--mark-from-abc
Ralph, Mark, Tom e Yasumichi no ABC Despedindo dos nossos amigos a 5300m
Tags:
Share:

Comment

You must complete all fields

Chat via Whatsapp